Quando um gestor, diretor, CEO ou qualquer pessoa responsável por um grupo de indivíduos se pergunta quanto a importância da segurança psicológica em uma empresa e/ou setor posso garantir que esse questionamento vem de uma pessoa é branca, heterossexual, cristã e magra.
Sabem por que sei disso? Devido ao fato de que ela representa nossa norma cultural e social. Ela é o “normal”; o exemplo que deve ser seguido. Todas as pessoas divergentes daquele modelo são as minorias; os (des)viados; os que sofrem/ram algum tipo de preconceito e discriminação.
Esses indivíduos, em quase sua totalidade, cresceram sofrendo abusos físicos, e psíquicos de vizinhos, familiares, colegas de escola, professores e de seus pares no ambiente corporativo. Quando em uma reunião, se calaram/m diante uma pergunta por sentirem medo de retaliação ou risos. Não questionaram, por exemplo, seu salário em caso de dúvidas, não exerceram sua cidadania em muitas situações.
O sofrimento causado pelo medo de se expressarem, de serem alvo de críticas, piadas e perseguições é o que chamamos de insegurança psicológica. A fim de eliminá-la do ambiente de trabalho, líderes, gestores e alta gestão devem propiciar um ambiente de acolhimento para a diversidade de opiniões, consequência de um ambiente diverso e inclusivo.
Se tua organização almeja alcançar esse patamar, entra em contato conosco. A DGS pode te ajudar!
Entre em contato conosco!