Festa da Firma para Entediados (as)

Esse post é um olhar sobre as festas da firma, muito comuns nesta época do ano e um tédio para alguns indivíduos.

Muitas pessoas esperam, ansiosamente, por esta data confraternização , já que, em alguns casos, este é um dos poucos momentos em que elas se sentem incluídas na empresa.

Alguns empreendedores distribuem presentes, sorteiam viagens e até distribuem parte dos seus lucros. O clima, geralmente, é de alegria e felicidade e, para alguns(as), de igualdade e inclusão.

Danças e coreografias “da hora”, comidas e, é claro, bebidas são proporcionadas em agradecimento e reconhecimento aos funcionários(as), quero crer!

Então convido para que reflitas comigo: a/o colega que está feliz, dançando, bebendo e se divertindo pode estar querendo APENAS SE DIVERTIR. Ela/e, talvez, esteja celebrando sua alegria, se permitindo ser ela(e) mesma(o). Deixe-a(o) rebolar, gritar, brincar, vestir fantasia, fotografar e ser fotografada(o, cantar!

Parece sem sentido para ti, entediados(as)? Lembras que as pessoas querem e PODEM ser felizes, mesmo que por poucas horas. O medo da demissão no próximo ano, contas para pagar, doenças, planos e metas que deram em nada tudo, às vezes, é elaborado, sublimado e reprogramado nestes momentos de alegria.

Divirta-se e permita que cada uma/um se divirta do seu jeito. Não critique e não entenda todos os atos como um convite para algo mais ou como exposição em demasia! É simples: cada pessoa tem um conceito de diversão diferente. Se a da(o) colega é diferente do seu se afaste, procure outro ambiente, outras pessoas. Não tens obrigação nenhuma em ficares onde não te sintas bem!

Converse com seus colegas sobre o assunto e, o mais importante: SE DIVIRTA!

Magnor Müller

Doutor Especialista em Diversidade, Inclusão e ESG

Compartilhe: