No mês de junho, observei aumento da demanda por profissionais que entendem a importância da diversidade e inclusão sobre pessoas LGBTQIAN+ dentro das empresas. É louvável que as corporações estejam estimulando o debate sobre a diversidade de identidades de gênero e orientações sexuais em seus estabelecimentos.
Contudo, chamo à atenção que esses indivíduos, e outros grupos, necessitam de visibilidade DURANTE TODOS OS MESES DO ANO e não apenas no mês de junho. Se não entendermos dessa forma o REAL significado de INCLUIR e DIVERSIFICAR banalizaremos o assunto e grupos excluídos continuarão sendo estigmatizados e deixados à margem.
Também me chama à atenção que a maioria das pessoas convidadas para falar nas corporações são brancas e se aproximam bastante do padrão normativo social. Perdoe-me se estou desinformado, mas não vi, por exemplo, uma travesti preta, prostituta, com deficiência física ser convidada para palestrar. Tão pouco transexuais, pretas, obesas e com idade avançada.
Se pretendemos incluir e diversificar é necessário, na minha opinião, expor o que a falta de oportunidades formais de trabalho causa nas pessoas LGBTQIAN+ e tantas outras “minorias”. Entendo que é a partir dessas experiências de aproximações que as corporações entenderão que podem fazer a diferença e promover a diminuição da desigualdade social.
Penso que o meu bem-estar está diretamente ligado ao de outras pessoas. Se eu promover o bem-estar delas, indiretamente, promoverei o meu, pois diminuirá a violência, o preconceito, a fome, doenças etc. Pensa nisso!
Querendo discutir, EM QUALQUER ÉPOCA DO ANO a DIVERSIDADE e INCLUSÃO, fale conosco!