O título desse post é um convite para uma reflexão profunda acerca do perfil dos consumidores. Atualmente, eles podem optar por produtos e serviços variados, pois há uma multiplicidade de possibilidades.
Vou exemplificar com minha experiência. Com a chegada da idade chegou a hora de consultar um urologista para exame de próstata. Peregrinei por vários consultórios até encontrar um profissional que fosse atualizado e que, principalmente, não atrasasse no atendimento. Horário para mim é respeito, pois eu preciso me organizar para estar na hora marcada e, depois de realizar a consulta, seguir com minhas tarefas.
Não admito que marquem um horário e tenham o desplante de me fazer esperar, como se minha rotina não fosse importante e que ele e o seu trabalho tivessem mais valor que o meu. Cansei de cancelar a consulta após 15 minutos de atraso. É o limite que estabeleci como tolerável.
Com a oferta de múltiplos profissionais mais respeitosos e tão competentes quanto os irresponsáveis, no que tange ao horário, entendo que não tenho obrigação de consumir o produto (no caso uma consulta) de quem me desrespeita.
Minha atitude pode ser observada nas mais variadas áreas do mercado consumidor. Empresas que não respeitam seus colaboradores, não incluem e não são diversas já não recebem meu dinheiro. Pensem, por exemplo, a minha atitude multiplicada pela maioria das pessoas que são excluídas e sofrem preconceito. São milhões de reais que sua empresa está perdendo em vendas e uma oportunidade ímpar que se desperdiça para promover uma sociedade menos desigual.
Nós, da DGS, podemos e queremos te ajudar na inclusão e na diversidade da sua organização. Entre em contato conosco!