Estive pensando na contribuição que pessoas, que consideramos serem portadoras de necessidades especiais, podem realizar para o desenvolvimento de produtos e o crescimento pessoal dos colegas e de si mesmas. E não paro por aqui: famílias, instituições de ensino e comércio também colheriam frutos das relações entre todas as pessoas envolvidas direta ou indiretamente.
Vamos imaginar um exemplo: sou um empresário que quer desenvolver um novo calçado esportivo. O usual é que eu enviasse o pedido ao departamento que desenvolve os produtos da minha empresa. Se esse setor é composto apenas por mulheres, homens ou ambos, mas ninguém com necessidade especial, eu restringiria o desenvolvimento ao olhar e experiência prática desses colaboradores(as).
Contudo, se na minha equipe eu tivesse pessoas com deficiência visual, com problemas nas articulações, portadores de síndrome de Down, idosos com artrose etc, certamente essas peculiaridades entrariam em discussão e o produto poderia atender as necessidades e pormenores tanto da minha equipe de desenvolvimento quanto dos consumidores com características físicas semelhantes.
Ao laborar lado a lado com alguém com necessidade especial, seja ela qual for, provoca, na grande parte das pessoas, uma reflexão sobre a vida, respeito, o outro, oportunidade e empatia, para falar o mínimo!
Essa inclusão também poderia causar na minha empresa a transformação dos meus colaboradores(as), suas famílias, suas redes de sociabilidade e do mercado de compra e venda.
O produto gerado por meio da diversidade e inclusão de funcionários(as) tornaria minha empresa destacada no mercado corporativo e nas redes sociais, provavelmente, aumentando minhas vendas.
Com a orientação de um consultor que tenha conhecimento na área de diversidade e inclusão tua empresa pode sair do anonimato e ocupar o ranking das empresas mais conhecidas do país. Pense nisso!
De mão desse post, se você quiser, converse com seus colegas e superiores a respeito do assunto.
Bons frutos podem ser gerados para todas as pessoas a partir dessa discussão.