Postei, faz pouco, uma escrita sobre sustentabilidade e os benefícios que ela traz ao seu negócio. Agora, converso contigo, a partir da sugestão da Ana Luiza Freire, empresária do Studio Lá em Casa, competente profissional em Marketing Digital e Design. Inclui, na ideia da Ana, a feira de frutas e verduras que visito, semanalmente, aqui perto de casa.
O novo lançamento da Apple o “Mac mini” e a nova linha de produtos do Apple Watch objetivam atender a agenda 2030 dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável. Na mesma direção, a Feira Marcadão do Produtor, em Porto Alegre, RS demonstra que a sustentabilidade é possível em todas as esferas de negócio, independentemente, do seu tamanho e produto final.
Conforme o site da Inova Social o Mac mini:
“Mac mini carbono neutro se alinha à meta da Apple de alcançar a neutralidade de carbono em toda a sua operação até 2030. O dispositivo parece apontar para um futuro onde a empresa não apenas busca aprimorar a tecnologia, mas também reavaliar o impacto ambiental de seus produtos.” Já, sobre o Apple Watch, o site da Apple informa uma redução de 75% nas emissões de carbono para cada Watch neutro em carbono produzido pela empresa.
É importante ressaltar que o lançamento destes dois produtos da Apple são o resultado de, no mínimo, 10 anos de investimento em pesquisa, adequação do processo e investimento nas áreas sociais e de governança. Então, empresário, não deves perder tempo!
Se minha geração se preocupava apenas em adquirir os produtos mais atuais, Hoje, o cenário é outro em se tratando das gerações Y e Z. Na minha época (tenho 55 anos), se uma câmera fotográfica pesasse 1 quilo, não havia problemas, pois queríamos ter o “o último grito” em tecnologia. Os problemas de coluna, pulso ou do carpo, causados pelo peso durante o fotografar, a gente dava um jeito. Tomava um relaxante muscular ou ia para a fisioterapia. Quanto ao custo ambiental e social para que ela fosse produzida, isso era irrelevante. Agora, o perfil dos consumidores é bastante diferente. Se aquele custo é alto, eles procuram produtos com menor impacto.
Mas, o que, de fato, a Apple tem em comum com a feira Mercadão do Produtor? Ela (feira) passou a utilizar energia solar para iluminar e refrigerar seus equipamentos. A partir da produção de energia solar, os feirantes atendem seus clientes com o orgulho de estarem preservando o meio ambiente. E, de acordo com o coordenador da feira, novidades no que tange ESG estão por vir.
Em relação a venda das frutas e verduras, ela segue o mesmo caminho. Os consumidores se sentem motivados pela novidade. Ela agrega valor aos feirantes, é um diferencial competitivo e atrai clientes. O resultado já podemos imaginar: respeito e credibilidade no mercado, consumidores afoitos pelos novos lançamentos da Apple e em conhecer a feira, e, consequentemente, lucro. Benefícios que tua organização, seja ela de qualquer segmento, pode atingir, desde que inicie, agora, a mudança cultural interna que o presente impõe.
Agora, pergunto:
Se Apple e feirantes locais conseguem, por que não sua empresa?
A sustentabilidade é a oportunidade de ouro para reinventar processos, atrair clientes conscientes e construir um futuro lucrativo e responsável.
💡 Comece hoje. Porque o presente já exige mudanças.
E você? O que sua empresa está fazendo para ser ESG-ready?