O Dia da Consciência Negra e a Diversidade, Inclusão nas Empresas

O Dia da Consciência Negra, celebrado em 20 de novembro, nos traz MAIS UMA oportunidade de pensarmos na desigualdade em nossa sociedade. Refletir sobre isso, deveria ser uma constante, mas, por hora, ficaremos restritos ao dia 20 de novembro. Para além de refletir nas injustiças e sofrimentos que as pessoas afrodescendentes enfrentaram, e enfrentam no dia a dia, pode ser um momento de reflexão para promover a mudança de cultura dentro do teu negócio, se for o caso! Diretamente ligado às práticas de diversidade e inclusão nas empresas podemos utilizar as ferramentas ESG para que tua organização se transforme em um exemplo de local inclusivo e diverso, principalmente para as pessoas afrodescendentes.

Temos um compromisso moral e social em relação a inclusão, diversidade e equidade. Conforme já dito em publicações anteriores, empresas diversas são mais inovadoras e capazes de entender melhor as necessidades de um mercado igualmente diverso. Quando teus funcionários, independentemente de sua raça, gênero ou orientação sexual, se sentem valorizados e respeitados, a criatividade deles, o empenho e o comprometimento aumentam. Os índices de crescimento da produtividade e criatividade comprovarão o empenho das pessoas.

O pilar Social do ESG orienta, entre outras diretrizes, o quanto as empresas devem cuidar dos seus colaboradores e das comunidades do entorno da organização. Investir em um ambiente que respeite os indivíduos, no que se refere a sua pluralidade, demonstra o compromisso da organização em transformar nossa sociedade para que ela seja menos desigual e onde a equidade está no dia a dia do teu negócio.  

Ao integrar as fermentas ESG com a diversidade e a inclusão sua empresa, entre outros benefícios, terá:

  • melhor reputação no mercado;
  • atração e retenção de talentos;
  • inovação e criatividade;
  • melhor desempenho financeiro

No Dia da Consciência Negra, mas não exclusivamente, sugiro que vocês (colaboradores, gestores, gerentes, alta gestão, CEOs) reflitam sobre o que podem fazer para promoverem a diversidade e inclusão no ambiente de trabalho. Implementar essas práticas, além de contribuir para a justiça social, é uma estratégia inteligente de negócios que pode fortalecer, inovar e, consequentemente, fazer prosperar tua empresa. Elas contribuirão para que o mundo se torne um lugar mais agradável para nós e para as gerações futuras.

Vamos fazer deste dia um marco de mudança – dentro e fora do ambiente de trabalho.

Qual prática você já implementa para fomentar inclusão na sua organização?

Magnor Müller

Doutor Especialista em Diversidade, Inclusão e ESG

Compartilhe: