A Comunicação Nas Empresas

Um dos maiores problemas enfrentados dentro das organizações ainda é a falta de comunicação. É um paradoxo, pois temos, hoje, uma infinidade de recursos e tecnologias que podem ser utilizadas.

Percebo que uma comunicação interna mal estruturada e operante promove a extensão do trabalho para fora da empresa. Situações que poderiam ser resolvidas durante o expediente passam a capturar o tempo, cada vez mais escasso, de descanso. Entendo, também, que algumas pessoas utilizam desse sistema comunicativo mal organizado como uma maneira de status. Nesse sentido, essas pessoas estão constantemente tendo de pedir licença em reuniões familiares, aniversários, encontros com amigos etc. com a seguinte frase: “Desculpem-me, mas é do trabalho!”.

Se, de um lado indivíduos podem pensar que essa pessoa é importante, por outro fico penalizado, pois quantos momentos de vida, alguns preciosos, esse indivíduo está perdendo. Talvez ele não ouça a primeira palavra que uma criança importante na sua vida balbucie, não perceba que alguém tenha o chamado para cantar parabéns ou altere toda a cronologia de um evento festivo porque está ao telefone etc. Sem contar que, talvez, ele nem esteja, de fato, ali presente e/ou, o estresse que pode surgir dependendo do assunto abordado.

Repensar a comunicação na empresa, seus ganhos (quando for eficiente) e seus malefícios não apenas para a organização, mas, acima de tudo, para a saúde das pessoas que lá trabalham, é muito importante. É cuidar do outro, cuidar de ti, também. Refletir sobre se estamos exagerando em nossa maneira de interagir com outras pessoas tornará nosso ambiente de trabalho e nossa vida pessoal muito mais agradável.

Pensa Nisso!

Magnor Müller

DGS Consultoria